O PLANEJAMENTO

O planejamento é um processo gerencial indispensável que consiste em definir objetivos, estabelecer estratégias e determinar ações, significa antecipar o futuro para alcançar resultados de forma organizada e eficiente. Ele orienta a tomada de decisão e reduz incertezas ao analisar cenários internos e externos, além disso, permite melhor uso de recursos e maior controle dos resultados identificando oportunidades, riscos e definindo estratégias para atingir metas previamente estabelecidas.

O planejamento e a importância do planejamento organizacional na tomada de decisão.
Fonte: Foto de AlphaTradeZone: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mao-caderno-notebook-relogio-de-punho-5789869/

Qual a importância de planejar nas organizações?

No contexto empresarial, esse processo administrativo orienta na atuação das organizações, tendo em vista que é necessário para a competitividade, sustentabilidade e o crescimento, pois integra decisões financeiras, humanas, produtivas e mercadológicas que visam garantir crescimento, competitividade e sustentabilidade no mercado. Ele funciona como um guia para a tomada de decisões e para a coordenação dos esforços organizacionais. Logo, identifica os prazos e riscos do negócio ao direcionar a empresa para objetivos comuns.

Portanto, facilita o controle e a avaliação do desempenho, reduz riscos e improvisações, no qual melhora a eficiência e a produtividade. Contudo, promove alinhamento entre objetivos e recursos disponíveis identificando uma melhor cultura organizacional e assertividade nas ações.

https://admecomportamentos.com/index.php/2025/11/06/gestao-administracao/

Tipos de planejamento empresarial

  1. Planejamento estratégico: Na responsabilidade da alta administração esse tipo de planejamento é primordial para que a empresa se desenvolva no longo prazo. Todavia, define a missão, visão, valores e objetivos organizacionais ao analisar o ambiente (ex.: análise SWOT) e possíveis cenários que a empresa poderá passar no decorrer do tempo.

  2. Planejamento tático: No planejamento tático há o desdobramento do planejamento estratégico em planos por áreas ou departamentos. Elaborado pela gerência intermediária e coordenadores traduz a estratégia em planos por áreas como finanças, produção, marketing e RH. Contudo, é traçado para o médio prazo.

  3. Planejamento operacional: Nesse sentido, o planejamento operacional detalha rotinas, atividades, recursos, cronogramas e responsáveis pela entrega no curto prazo. Assim, é executado pelos níveis operacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima