A gestão de operações é a área da administração responsável pelo controle e supervisão das atividades relacionadas à produção de bens e serviços dentro de uma empresa. Tem como principal objetivo garantir que os recursos da empresa sejam usados de maneira eficiente e eficaz para atender às necessidades dos clientes e atingir as metas da organização. Por vezes, ela envolve a coordenação e abrange muitas funções como a logística, gestão da cadeia de suprimentos, controle de qualidade e programação de produção.
Quais os aspectos da gestão de operações?
- Planejamento e controle da produção: Envolve a definição de metas de produção, programação das atividades e otimização dos processos de prestação de serviços ou fabricação. Contudo, o planejamento e controle de produção incluem prever a demanda, garantir a disponibilidade de materiais e gerenciar os prazos de entrega.
- Gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management): A gestão da cadeia de suprimentos objetiva garantir que os materiais, componentes e produtos necessários para a produção estejam disponíveis no tempo certo e no lugar certo. Logo, envolve relações com os fornecedores e a gestão de estoques.
- Qualidade: A gestão de operações analisa o controle e a garantia da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Portanto, reúne a implementação de processos de inspeção, testes e melhorias contínuas como o ciclo PDCA.
- Logística: Abrange a gestão do fluxo de materiais e produtos desde o ponto de origem até o cliente final. Assim, inclui o transporte, a armazenagem, a distribuição e o gerenciamento de inventários.
- Tecnologia e inovação: O uso de novas tecnologias e métodos inovadores podem melhorar a eficiência e os diminuir os custos. A automação, o uso de software de planejamento e controle como por exemplo, o ERP e a implementação de novas tecnologias de produção fazem parte desse processo.
- Gestão de pessoas: A gestão de operações também inclui a liderança e a motivação das equipes de trabalho. Além disso, garante que as pessoas envolvidas nas operações estejam capacitadas e direcionadas para atingirem os resultados esperados.
- Eficiência e produtividade: É a busca por uma operação mais eficiente, na qual diminui os desperdícios e maximiza os resultados. Dessa forma, envolve a análise de processos, a eliminação de gargalos e a melhoria constante.
https://pt.cialdnb.com/blog/logistica-e-cadeia-de-suprimentos

Conclusão sobre a gestão de operações
Por fim, a gestão de operações está relacionada à criação de valor para a organização, na qual ajuda na melhoria da sua competitividade, aumenta a satisfação dos clientes e reduz os custos. Em mercados cada vez mais competitivos, uma atuação eficiente da gestão de operações pode ser um diferencial estratégico considerável para o sucesso de uma empresa.
https://admecomportamentos.com/?p=248&preview=true

Sou Ivanesa Correia, Bacharela em Administração pela UNEX, Esp. em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e Pós-graduada em Docência no Ensino Superior pela Uniasselvi. Sou redatora de conteúdos sobre a Administração e Comportamentos para estudantes, gestores, profissionais da administração e outros.
