A Microeconomia é um dos ramos fundamentais da ciência econômica com foco no estudo do comportamento individual de consumidores, famílias, empresas e mercados específicos. Contudo, a Microeconomia analisa a produção, o consumo e a formação de preços nos mercados. Enquanto a Macroeconomia analisa a Economia como um todo (crescimento, desemprego, inflação), a Microeconomia volta-se para as decisões particulares que formam a base do funcionamento econômico. https://admecomportamentos.com/index.php/2025/11/19/economia/

Principais pontos da Microeconomia:
- Oferta e Demanda: A oferta e demanda verifica como os consumidores decidem o que comprar, quanto comprar e como alocar sua renda para aumentar sua satisfação ou necessidade, diz ainda como os produtores definem qual tecnologia usar, o quanto produzir e o preço a vender, sempre em busca de maximizar os seus lucros. À partir dessas forças determina-se o preço e a quantidade de equilíbrio de bens e serviços.
- Mercados: Estuda a formação de preços e a interação entre oferta e demanda nos diferentes tipos de mercado e a sua concorrência, o mercado examina a concorrência perfeita em que há muitos vendedores e compradores para produtos homogêneos. Entretanto, o monopólio mostra que um único vendedor domina o mercado, logo, no oligopólio poucas empresas exercem grande influência. Na concorrência monopolista há vários vendedores, mas diferentes produtos. Consequentemente, as falhas de mercado são observadas quando o mercado não é eficiente, como bens públicos, informações assimétricas e externalidades, como por exemplo, a poluição.
- Teoria do Consumidor: Estuda como os indivíduos usam sua renda limitada para maximizar a utilidade (satisfação) obtida com o consumo de diferentes bens e serviços.
- Teoria da Firma: Analisa como as empresas decidem a quantidade de produção, os métodos de produção, os custos e os preços para aumentar o lucro.
- Intervenção do Governo: Contudo, a Microeconomia também estuda como impostos, controle de preços, subsídios e regulamentações influenciam o comportamento dos agentes econômicos.
Importância da Microeconomia
Como resultado, a Microeconomia ajuda as empresas na definição de estratégias de preço e produção. Portanto, permite compreender como mudanças nos impostos, preferências ou custos afetam consumidores e produtores. Logo, serve de base na formulação de políticas públicas mais eficientes como regulação de preços e incentivos fiscais.
Por fim, a Microeconomia considera as pequenas unidades da Economia fornecendo base para estratégias dentro das empresas com a análise de preços, custos e concorrência. Seus efeitos auxiliam os consumidores a compreenderem como suas escolhas impactam diretamente o mercado e a distribuição dos recursos escassos em diversas atividades.

Sou Ivanesa Correia, Bacharela em Administração pela UNEX, Esp. em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e Pós-graduada em Docência no Ensino Superior pela Uniasselvi. Sou redatora de conteúdos sobre a Administração e Comportamentos para estudantes, gestores, profissionais da administração e outros.