A RESPONSABILIDADE SOCIAL

A ideia de que indivíduos, empresas e organizações têm o dever de contribuir para o bem-estar da sociedade envolve a Responsabilidade Social, levando em consideração as ações e decisões dos impactos causados pelas empresas.

No ambiente empresarial a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) destaca:

1. A Responsabilidade Social Individual:

A Responsabilidade Social Individual diz respeito às ações que tem a finalidade de contribuir para o bem-estar das pessoas que vivem nas comunidades. Logo, fazem parte dessas ações o voluntariado e a participação das pessoas nas atividades como a reciclagem, as ações comunitárias, cívicas, etc…

2. A Responsabilidade Social Corporativa (RSC):

Para as empresas a Responsabilidade Social Corporativa vai além das práticas sustentáveis, ela tem os objetivos voltados para o impacto positivo no meio ambiente e na sociedade a qual está inserida.

A sustentabilidade ambiental é uma prática que grandes empresas adotam para reduzir os desperdícios e a poluição ambiental. Nesse sentido, são práticas sustentáveis o uso de energia renovável, a reciclagem e  o comprometimento com a redução das emissões de carbono.

A conduta ética combate a exploração dos trabalhadores, assim como, combate o trabalho infantil.

O apoio às comunidades locais incentiva a Educação, infraestrutura nas comunidades e na saúde das pessoas nos locais onde atuam.

A diversidade e a inclusão na adoção de políticas empresariais promovem a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os colaboradores, independentemente de raça, gênero, religião ou orientação sexual.

https://www.serasaexperian.com.br/conteudos/como-garantir-a-responsabilidade-social-corporativa/

3. Benefícios da Responsabilidade Social

Atualmente, no contexto entre as empresas e as pessoas, a imagem positiva da Organização destaca o engajamento nas práticas socialmente benéficas para a comunidade onde atua, gerando o reconhecimento no mercado e a fidelidade dos clientes.

Todavia, contribui para o bem-estar da população com impactos duradouros para a empresa e a sociedade, levando em consideração o conceito de sustentabilidade.

Além disso, as empresas socialmente responsáveis constroem e mantêm relações mais fortes com seus stakeholders que são os clientes, fornecedores, colaboradores e a comunidade, resultando em parcerias mais lucrativas e duradouras.

Desafios a enfrentar

Portanto, implementar a ética empresarial pode ser desafiador, pois gera custos que exigem a adoção de tecnologias sustentáveis ou a implementação de políticas inclusivas. Por fim, a cidadania empresarial é primordial na criação de uma sociedade mais justa com sustentabilidade e ética.https://admecomportamentos.com/?p=132&preview=true

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima