TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E ABORDAGENS

As teorias da administração desenvolvem conjuntos de conceitos, princípios e práticas que objetivam compreender e melhorar a forma como as organizações devem ser administradas ao longo do tempo. Primeiramente, surgiram em resposta às mudanças nas necessidades e características das organizações, tendo destaque às mudanças nas teorias econômicas e sociais. Além disso, fornece um entendimento do passado e do presente de uma gestão organizacional. https://admecomportamentos.com/?p=45&preview=true

As abordagens das Teorias da Administração

Sob o mesmo ponto de vista, as teorias da administração dividem-se em várias abordagens ou escolas de pensamento como a abordagem clássica, abordagem comportamental, abordagem de sistemas, abordagem contingencial, entre outras. Todavia, cada uma enfatiza os diversos aspectos da administração, como a estrutura organizacional, a motivação, a comunicação, a tomada de decisões e adaptação ao ambiente. 

 

Foto de trabalhadores em fábrica no período da Revolução Industrial e as Teorias da Administração e abordagens.
Fonte: https://blog.portaleducacao.com.br/fases-do-taylorismo/

Ênfase das abordagens das Teorias da Administração

  1. Abordagem Clássica: Nesta abordagem estão incluídas as teorias de Frederick Taylor, Henry Fayol e Max Weber. Taylor enfatizou a eficiência e a divisão do trabalho, entretanto, Fayol introduziu os princípios gerais da administração, como planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Posteriormente, Weber contribuiu com a importância da racionalidade e da hierarquia nas organizações.
  2. Abordagem Comportamental: Enfatiza o aspecto humano das organizações em crítica à abordagem clássica. Contudo, foi desenvolvida por Elton Mayo que estudou a Teoria das Relações Humanas.
  3. Abordagem Sistêmica: Esta abordagem vê as organizações como sistemas complexos compostos por partes inter-relacionadas. A Teoria dos Sistemas considera a organização como um sistema aberto, influenciado pelo ambiente externo e enfatiza a interdependência entre os elementos organizacionais.
  4. Abordagem Contingencial: Esta abordagem argumenta que não há uma maneira única de administrar uma organização e as práticas de gestão devem ser adaptadas às circunstâncias específicas de cada situação.
  5. Abordagem Estratégica: Inclui conceitos como a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), enfatiza a importância do planejamento estratégico e da formulação de estratégias para alcançar os objetivos organizacionais.
  6. Abordagem Empreendedora: Destaca-se a figura do empreendedor, a criação e desenvolvimento de novos negócios. Tem ênfase na inovação, criatividade e a disposição para assumir riscos como elementos chave para o sucesso empresarial.

Conclusão

Em síntese, o estudo das teorias da administração apresenta insights para lidar com as oportunidades e desafios em relação ao futuro. Em suma, diz respeito à estrutura organizacional, motivação, liderança e tomada de decisão. Como resultado, fornece um entendimento quanto ao passado e o presente de uma gestão organizacional nas diferentes perspectivas. https://www.infoescola.com/administracao_

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima